quarta-feira, 5 de junho de 2013

Diário de Viagem: Madri - Capítulo 2

30.03


Se a preguiça da cidade no dia anterior era visível, a contaminação do turista aqui na manhã seguinte não era menos presente!

Depois de sair do hotel por volta de 12h30, a primeira parada - óbvia - foi o almoço na Calle de Alcalá, onde, além de comer minha primeira paella espanhola, aprendi que torrijas são nossas rabanadas e que a época típica de comê-las por aqui é na Semana Santa.


A experiência do dia foi, no entanto, ser abordado no Parque del Retiro por dois jovens americanos mormons. Há duas semanas na Espanha e falando pouco espanhol, se preparam por mais quatro semanas de estudo do idioma para dois longos anos pregando sua fé pelo país.


Mais à tarde, graças às entradas gratuitas distribuídas hoje, visitar o Museu Reina Sofía foi pouco interessante pra quem não gosta de arte moderna, exceção feita por obras de Picasso, como Guernica.


Aí, voltando pra casa, passando de novo pelo parque que você acabou de visitar, pega um caminho diferente pra tirar aquelas fotos maneiras de fim de dia e voilà! Você está completamente perdido...

Por sorte o fato de se perder num lugar que não conhece é tão natural quanto ter escolhido exatamente aquela rua, aquele bairro pra visitar. Tudo é novidade!

Foi assim que vim parar na Cruz Blanca Cerveceria, para tomar uma Cruzcampo e comer um sanduíche de jamon serrano.

Um hábito comum por aqui é ser servido com uma porção de batatas fritas - como aquelas batatas portuguesas - quando se pede um chope em algum bar. Ganhei uma dessas - vitaminada por causa de sardinhas que a acompanhava - na Cruz Blanca, mas pude ver isso também no Café & Té, onde parei para um café depois de ajudar turistas perdidos e onde duas senhoras tomavam seus goles.

A última do dia foi me ver perdido - de novo - na volta pro hotel, mesmo já tendo encontrado a Calle de Alcalá, um dos meus pontos de referência na cidade... Por sorte já estava no bairro do hotel e não foi difícil me (re)localizar.



FachIndica:


Restaurante Alcalá Unodoscinco - Calle de Alcalá, 125

Restaurante Cruz Blanca - Calle Menéndez Pelayo, 47

Café & Té - vários pela cidade - Calle de Alcalá, 113

Google Pesquisa