domingo, 5 de agosto de 2012

Diário de Viagem: Munique - Capítulo 5

20.05


De volta à região da universidade, almocei no Königin 43, que fica, como o próprio nome diz, na Königinstrasse, esquina com a Veterinärstrasse.


O ambiente é bem jovial e o jardim externo muito agradável, ainda mais com o tempo mais quente que tem feito nos últimos dias por aqui.

Com um cardápio só em alemão - não sei se porque não têm mesmo, ou como resultado da noite passada, ainda com sinais por toda a cidade - a escolha dependeu da ajuda da prestativa garçonete.

Experimentei um suco de laranja, maçã e morango e acabei comendo um frango envolto numa casca de sucrilhos (!) com legumes em molho de cenoura e suco de limão (acreditem, não foi a escolha mais fácil da minha vida, nem eu imaginei que aquele amontoado de palavras significava tudo isso no meu prato...).


Falando em tempo bom, hoje o dia está quente o suficiente para usar bermuda e ir ao parque, é claro!


Enquanto eu comia, pude ver dezenas de pessoas se dirigindo ao Englischgarten aproveitar o sol.

No caminho para as Pinacotecas muniquenses parei - para repetir - no Cafe Dinatale (Veterinärstrasse, nº 4).

Se vier a Munique, passe por aqui. Se passar por aqui, não deixe de pedir o espresso, um legítimo italiano, e escolha uma das tortas ou sanduíches. São fantásticos! E ainda conta com wifi grátis, é só pedir a senha pra um dos atendentes.

O passeio na Alte Pinakothek é daqueles dos quais você sai satisfeito por ter ido. O museu não é grande, mas reúne obras de Leonardo, Botticelli, Raphael, varias telas de Ticiano, Tintoretto, Van Dyck e Rembrandt, além da maior coleção de Rubens que eu já vi na vida.






Sem contar os mais famosos e que você encontrará simplesmente ao passar pelas salas e corredores da Pinacoteca, não deixe de ver um Gaspar de Crayer (na sala 8 do piso superior), as paisagens de cidades (sala XII b do mesmo piso), um Jacob van Ruisdael (sala 21, ainda do piso superior) e as galerias do térreo, que ficam meio escondidas, mas valem a passagem por lá.

A Gliptothek reúne uma pequena, mas interessante, coleção de esculturas gregas e romanas. Pra quem gosta de esculturas vale a visita!






[Dica: não deixe de aproveitar os jardins em frente às Pinacotecas. Os alemães são apaixonados por eles e cuidam tanto quanto frequentam esses espaços]




[Dica: se você estiver em Munique num domingo, saiba que os museus públicos reduzem o valor dos ingressos para apenas €1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Pesquisa