domingo, 5 de agosto de 2012

Diário de Viagem: Munique - Capítulo 2

17.05

Em minha primeira manhã em Munique uma sensação de dejà vu germânico.




Quando estive em Dresden - por um dia apenas - ano passado, cheguei na estação de trem, vindo de Praga, e encontrei a cidade em clima de "final de festa".

Detalhe, até hoje não sei exatamente o que aconteceu, mas parece que na noite anterior tinha tido uma comemoração na cidade pelo aniversário do fim dos bombardeios da 2ª Guerra.

Enfim, as aulas de religião fizeram falta já que não tinha a menor ideia de que hoje é o dia da Ascensão de Cristo.

Ainda assim a cidade está repleta de turistas, muitos - creio eu - fãs de futebol que vieram - assim como eu - acompanhar a final da Champions League in loco.


Ok, ok, se você não é um aficionado, eu explico. Futebol? Ok? Esporte mais difundido mundo afora? Então imagine agora os melhores clubes de futebol da Europa reunidos por um título do continente.

E o jogo final é único e realizado num lugar escolhido vários meses antes, o que provoca uma peregrinação para a Meca do futebol europeu (naquele ano, é lógico).

Marienplatz

[Dica: faça várias vezes o caminho entre a Karlsplatz e a Marienplatz a pé. Ali, mais do que uma zona de lojas e de intensa movimentação, é um dos lugares em Munique onde as pessoas se reúnem. Ah, não deixe de dar uma passada na Maximilianstrasse, pertinho da Marienplatz e recheada de marcas famosas]


[Dica: faça a visita à München Residenz, antiga morada do Rei Leopoldo. É um complexo que tem desde as jóias da coroa até um teatro construído para abrigar espetáculos reservados para a família real]




Amantes de cerveja - e história - não deixem de visitar a Hofbräuhaus. Se não a mais antiga, pois essas coisas são sempre meio controversas, é a mais visitada cervejaria alemã.

Ah, a parte histórica fica por conta de que ali aconteceu a primeira manifestação pública em favor do nazismo.

O esquema é bem simples: vai entrando, senta onde der, qualquer mesa - ainda que ocupada (não inteiramente, é obvio) - é lugar pra sentar e pedir sua cerveja.


Os cardápios ficam por sobre as mesas e não se desespere se não entender nada em alemão, preste atenção pois os cardápios em inglês são identificados com uma bandeirinha (quase imperceptível).

Não vá pagar o mico que eu paguei em pedir o english menu que o garçom, com toda sua delicadeza alemã, pegou em cima da mesa pra me dar...

A caneca padrão de cerveja é a de um litro, mas existe a versão micro, com "razoáveis" 500ml!



Se você der sorte de sentar em frente a eles, vai comer ouvindo uma típica bandinha bávara.

Dá uma olhada na animação do alemão "regendo" a banda! É pra desmistificar a imagem de que alemão é povo fechado e que não sabe se divertir.



A comida é muito boa e bem servida, como o Original Hofbräuhaus Braumeistersteak vom Schwein (steak de porco coberto com cebolas cozidas), a Kartoffelsalat (tradicional salada de batatas alemã) e o Apfelstrudel (strudel de maçã) que escolhi.

 




Dignos de nota: 1) a salada de batatas, aqui temperada com mostarda, diferente do Brasil. 2) o apfelstrudel, que compete bem com o meu (ok, não sou especialista em culinária, muito menos cozinha bávara, mas a gente anda comendo cada coisa com nome de strudel que eu prefiro o que faço...rs).



Se restava alguma dúvida sobre o german way of having fun, ela foi embora à noite, quando fui ao 35 milli(m)eter, um bar transadíssimo ao lado do hotel, cheio de gente jovem e bonita.


Currywurst do 35 milli(m)eter

Ali você pode beliscar alguma coisa no bar, beber sua cerveja, jantar com os amigos etc. O endereço é Bayerstrasse, nº 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Pesquisa