quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Diário de Viagem: Berlim - Capítulo 5

31.05

Sabe um dos hábitos legais que as pessoas têm aqui? Num café ou restaurante, por exemplo, cada um tira a louça suja da mesa e leva pra um lugar que os estabelecimentos destinam só pra isso.

Lógico que o comportamento pode não ser espontâneo, mas é incentivado e levado de maneira muito natural por todos. E é um negócio tão simples, só localizar a esteira ou bancada onde se recolhem os pratos sujos e levar o seu!


No tour com um daqueles ônibus especiais destinados a isso, passei pelos principais pontos turísticos da cidade - alguns que já tinha visitado a pé, outros não - e uma coisa me chamou a atenção.

Em vários lugares da cidade, ainda há pelo chão uma linha com pedras de calçamento antigas mostrando exatamente por onde passava o Muro de Berlim.

Se, como eles declaram abertamente, o que aconteceu no passado - especialmente o nazismo - é objeto de tanta exposição para que não se repita, o resultado, em mim pelo menos, foi alcançado.

Das aulas de história no que se refere a Hitler, nazismo e as grandes guerras, e um pouco da memória, dos fatos mais recentes de Guerra Fria e Muro de Berlim é impossível ver o traçado do muro e não se arrepiar com as lembranças...

Não deixe de passar pela Nikolaiviertel, uma vilazinha encravada no coração de Berlim, exatamente onde a cidade foi fundada. É tão tranquila que você até se esquece que está numa grande metrópole!



Do outro lado da cidade fica a Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, destruída durante os bombardeios da 2ª Guerra e que ganhou um memorial ao lado nos anos 1960.

Como ela está em reforma e apenas um salão inicial está disponível para visitação, não sei dizer se ela continua semi-destruída como em 1945. As imagens nesse mini-museu são impressionantes, desde a construção nos anos 1890!, passando pelo bombardeio em 1945 e a recuperação em 1961.


Se sua vocação são as compras, pertinho da igreja ficam várias lojas para você se esbaldar. Caminhe pelas ruas Kurfürstendamm e Tauentzienstrasse e certamente não vai se arrepender. É aqui tambem que fica a famosa loja de departamto KaDeWe.

Foi neste cantinho da cidade que descobri uma Starbucks que - pode ser sorte minha ou o acaso e isso ter acontecido apenas hoje - toca música brasileira. No tempo que fiquei lá o repertório de MPB foi de Chega de Saudade a Desafinado! Fica na - também famosa loja de departamento - Karstadt.

A Gemälde Galerie é mais um daqueles museus com um acervo fantástico e que não deve ficar de fora da lista de ninguém que goste de Rafael, Boticelli, Ticiano, Rubens, etc.

Corroboree
Fica num prédio que reúne uma série de atracões artísticas da cidade, o Kulturforum. Está bem próximo à Potsdamerplatz.

[Dica: aproveite que está no complexo onde fica a Gemälde Galerie e venha comer no Sony Center. Há uma série de restaurantes como o Corroboree, onde a Homemade Steak & Newcastle Brown Ale Pie (uma típica torta inglesa) é espetacular! Sem contar as batatas fritas com curry de acompanhamento...]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Pesquisa