domingo, 29 de julho de 2012

Diário de Viagem: Amsterdam - Capítulo 2


14.05

O café da manhã do segundo dia (o primeiro inteiro na cidade) foi no De taart van m'n tante, localizado na Ferdinand Bolstraat, n° 10.



Com cardápio em holandês e a sorte de contar com uma atendente que falava muito pouco inglês a escolha foi pelo rumo.

Não me arrependi, a hollandse appeltaarte o cappuccino que escolhi estavam excelentes! Vale dar uma passada por lá.



Depois do café fui ao Albert Cuypmarkt, um mercado de rua quase que permanente (fica "aberto" durante toda a semana).


Ali se encontra de tudo: roupas, flores, artigos eletrônicos, comida (destaque para os queijos, frangos e peixes) e até promoção de farmácias.

 


Pertinho dali está o Sarphatipark. Incrível a quantidade de crianças que estavam por lá hoje, parecia hora do recreio da escola. Outras, menores, acompanhadas de suas mães passeavam pelo parque.


 


Não deixe de passar pela Pieter Cornelisz Hoofstraat, recheada de marcas famosas, fica bem perto do hotel e termina num dos acessos ao Vondelpark.

Ali mesmo, no n° 87, fica o CaffePC, restaurante simpático de boa comida, com wifi grátis (não tem sido fácil encontrar conexão sem precisar pagar em Amsterdam... nisso o hotel perde pontos) e repleto de gente bonita e bem arrumada.

[Dica: não deixe de pedir batatas fritas! Elas acompanham quase todo tipo de refeição e você vai querer matar o mané que frita as batatas que você anda comendo no Brasil.]

A tarde foi destinada aos museus.

Primeiro o Rijksmuseum, ainda passando por reforma e com poucas salas abertas a visitação, mas que apresenta belas obras de Rembrandt e Vermeer. Aqui as fotos são permitidas, desde que não se use o flash.



Depois foi a vez do vizinho Van Gogh Museum, que apresenta obras do próprio artista, assim como daqueles que o inspiraram ou ainda viram nele inspiração para suas pinturas.



Não deixe de visitar o prédio anexo também com obras de Van Gogh.

No café do museu é possível ter uma bela vista do parque que une os dois museus às portas da Concertbegouw, a sala de concertos mais famosa da cidade.



[Dica: se você vir um anúncio do sorvete Ben & Jerry's em alguma esquina, experimente! É a prova de que lugares que têm a fama de produzir bom leite fabricam ótimo sorvete.]


A pior parte de Amsterdam é que a cidade turística abre tarde e fecha cedo. Então é bom sair com disposição do hotel e ficar andando pela cidade até que os lugares de visitação ou compras fechem as portas. Aí é hora de comer alguma coisa e só depois voltar pro hotel. Como a vida noturna é agitada, dá tempo de sobra caso role uma saída mais tarde.

[Dica: com os dias claros até altas horas - tem escurecido depois das 21h30 por aqui nessa época -, aproveite os parques da cidade. Ande sempre comum livro na mochila, ele faz a combinação perfeita com os gramados em dias de sol.]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Pesquisa